65% dos pais são contra o uso do celular nas escolas, aponta Datafolha

Fernando Frazão/Agência Brasil

A maioria dos pais com filhos de até 12 anos ou até 18 anos é contra o uso de celulares por crianças e adolescentes nas escolas. A informação foi revelada em nova pesquisa Datafolha, segundo a qual 65% dos pais apoiam o banimento. 

No total da população, 62% também são contra o uso celulares durante as aulas e os intervalos. 

Outro resultado interessante da pesquisa é que 78% dos pais acreditam que o celular traz mais prejuízos do que benefícios ao aprendizado das crianças. No total da população, o percentual é de 76%.  

Se por um lado os pais apoiam a proibição nas escolas, por outro, boa parte deles afirmaram que seus filhos já têm aparelhos próprios: 43% dos pais de crianças com até 12 anos e 50% dos pais com filhos de até 18 anos. 

Esta é uma discussão em pauta no país. Recentemente, o Ministério da Educação anunciou que está elaborando um projeto de lei para proibir o uso de celulares nas salas de aula. O objetivo, segundo a pasta, é dar segurança jurídica aos estados e municípios que já discutem a proibição. No Rio de Janeiro, por exemplo, os aparelhos já são proibidos na rede municipal

O secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, falou à CNN que esta é uma medida de respeito aos professores e uma forma de melhorar o desempenho dos alunos. Mas que existem exceções.

“A gente não é contra o uso da tecnologia na educação, mas a gente acredita que a tecnologia tem que ser utilizada de forma responsável e consciente, porque do contrário ela acaba sendo uma vilã do processo educacional e não uma aliada como a gente deseja que seja.” 

A pesquisa entrevistou 2.029 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios do país, nos dias 7 e 8 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para a população em geral, e de quatro pontos no recorte de pais com filhos até 12 ou 18 anos. O nível de confiança é 95%.

Créditos: Mirella Cordeiro, colaboração para a CNN