O que está por trás de nova foto oficial de Donald Trump
Sério. Sinistro. Uma “foto que carrega uma mensagem”.
Essas são algumas das descrições do novo retrato oficial de Donald Trump, capturado por seu fotógrafo-chefe, Daniel Torok.
Na foto, o presidente eleito, que toma posse na segunda-feira (20/1), encara a câmera com uma expressão séria e a sobrancelha levantada.
“O retrato oficial do presidente é a imagem mais impressa e mais vista do presidente de todos os tempos”, disse o ex-fotógrafo da Casa Branca Eric Draper à BBC.
Ele trabalhou para George W. Bush durante seus oito anos na presidência dos Estados Unidos, e foi quem fez os retratos oficiais dos dois mandatos.
A primeira impressão que Draper teve da imagem de Trump foi que ela teria sido “fortemente manipulada”, tanto com iluminação de estúdio quanto com retoques após a captura da imagem.
A foto parece usar uma iluminação “monstruosa”, disse ele, para iluminar de forma dramática o presidente eleito por baixo e fazer seus olhos se destacarem.
A configuração da iluminação dá à imagem uma aparência “sinistra” frequentemente vista em filmes de terror, disse Eliska Sky, fotógrafa de retratos do Instituto de Fotografia de Londres. Ela comparou a representação de Trump a de um boxeador antes de uma luta.
A iluminação “sugere seriedade e intenção”, segundo Paul Duerinckx, professor sênior de fotografia documental no Swansea College of Art, no Reino Unido.
Esta imagem é impressionante, acrescentou, porque a fonte de luz na maioria das fotos vem de cima, como do sol ou das luzes do teto, e inverter a fonte nesta foto “tende realmente a ter um efeito sobre nós”.
Nas redes sociais, muitas pessoas compararam a imagem oficial do novo mandato à “foto policial” de Donald Trump, tirada no condado de Fulton, na Geórgia, depois de ele ter sido acusado de tentar anular a derrota nas eleições de 2020 – uma acusação que Trump nega.
Créditos: G1