Operação Mujahidin: Homem é indiciado por terrorismo no Brasil; saiba detalhes
As investigações da Operação Mujahidin foram concluídas pela Polícia Federal (PF) do Rio Grande do Sul que apurava o planejamento de ações terroristas no Brasil. Um homem que reside em Porto Alegre foi indiciado pela PF por planejamento e promoção do terrorismo.
Segundo informações do portal iG, ele está preso desde o dia 16 de outubro de 2024, quando a operação foi deflagrada junto com a Brigada Militar (BM/RS) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A investigação teve início após a identificação de um perfil em uma rede social onde eram feitas publicações promovendo grupos e líderes ligados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico, mostrando bandeiras de símbolos ligados ao terrorismo internacional.
Além disso, foram vistas postagens de teor preconceituoso e incitando o ódio religioso com foco na comunidade judaica. O inquérito teve o relatório final foi enviado à Justiça Federal, e consta que o homem pesquisou sobre a realização de atentados e fabricação de explosivos, vestimentas e equipamentos para executar atos terroristas.
Além disso, foi visto que ele mantinha contato com extremistas no exterior, demonstrando interesse em se unir a grupos terroristas. Foram apreendidos na casa do acusado grande quantidade de facas, macahdinhas, simulacros de arma de fogo, armas de pressão, armas de airsoft, soqueiras, bastões, porretes, colete balístico, munições, material incendiário e gás de pimenta.
Além disso, foram encontradas diversas bandeiras, camisetas, flâmulas, vídeos, livros e revistas com associação a grupos terroristas. Foram também encontrados livros, vídeos, imagens e publicações que pregam a supremacia da raça branca, promovendo nazismo e extermínio do povo judeu.
Segundo informações da PF, caso o homem seja condenado pela Justiça, ele poderá responder por crimes como promoção ao terrorismo, atos preparatórios para o terrorismo e racismo que caso somadas e aplicadas as penas máximas, pode chegar a 20 anos de prisão.
Fonte: Bnews
Publicar comentário