Praça dos Três Poderes amanhece vazia no dia do julgamento de Bolsonaro…

A Praça dos Três Poderes em Brasília amanheceu vazia nesta 4ª feira (26.mar.2025). O movimento, no entanto, deve aumentar a partir das 8h30, quando jornalistas, advogados, ministros e funcionários do STF (Supremo Tribunal Federal) começarem a chegar para a sessão da 1ª Turma. O colegiado vai terminar de analisar o recebimento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 7 aliados por uma tentativa de golpe de Estado. O julgamento terá início às 9h30….

O colegiado vai terminar de analisar o recebimento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 7 aliados por uma tentativa de golpe de Estado. O julgamento terá início às 9h30….

O Supremo preparou um esquema de segurança especial para o julgamento: há reforço do efetivo de agentes de segurança, aumento do monitoramento e ações anti-bomba. O planejamento ficou por conta da SSP-DF (Secretaria de Segurança pública do Distrito Federal) e da Polícia Judicial, responsável pela segurança da Corte e dos ministros. A expectativa é que Bolsonaro acompanhe a sessão de dentro do plenário da 1ª Turma, como fez no 1º dia de julgamento. O ex-presidente apareceu de surpresa na 3ª feira (25.mar). Sentou na 1ª fileira, junto de aliados e advogados. Foi o único acusado a comparecer….

JULGAMENTO A 1ª Turma do Supremo conclui na 4ª feira (26.mar) a análise da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e 7 aliados. Os ministros decidem se há elementos fortes o suficiente para iniciar uma ação penal. Caso aceitem a denúncia, os acusados se tornam réus. O julgamento se refere só ao 1º dos 4 grupos de denunciados. Trata-se do núcleo central da organização criminosa, do qual, segundo as investigações, partiam as principais decisões e ações de impacto social. Estão neste grupo: Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República; Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral …

PRÓXIMOS PASSOS Se a denúncia for aceita, dá-se início a uma ação penal. Nessa fase do processo, o Supremo terá de ouvir as testemunhas indicadas pelas defesas de todos os réus e conduzir a sua própria investigação. Terminadas as diligências, a Corte abre vista para as alegações finais, quando deverá pedir que a PGR se manifeste pela absolvição ou condenação dos acusados. O processo será repetido para cada grupo denunciado pelo PGR, que já tem as datas marcadas para serem analisadas. São elas: núcleo de operações – 8 e 9 de abril; núcleo de gerência – 29 e 30 de abril; e núcleo de desinforma…

Fonte: Poder 360°

Publicar comentário

FIQUE POR DENTRO