Zoológico de Salvador deve reabrir em maio com novo aviário após seis anos fechado
O Zoológico de Salvador, localizado no bairro de Ondina, tem previsão de reabrir ao público em maio, após passar por um período de reformas iniciado há menos de um mês. Um dos principais destaques da reestruturação é o aviário, que ficou fechado durante seis anos e agora está em fase final de reforma.
Além do aviário, outras áreas do parque também estão passando por melhorias, como o felinário, a Ilha dos Primatas e prédios dos setores de nutrição e educação ambiental. As intervenções são realizadas com recursos do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), que destinou cerca de R$ 3,5 milhões para o projeto.
De acordo com a gestora técnica do zoológico, a bióloga Ana Celly, a reforma do aviário contempla a substituição dos dez pilares de 13 metros de altura. O espaço, com mil metros quadrados, será reaberto com uma proposta de visitação imersiva, destacando aves da fauna brasileira.
“A reforma do aviário está bem adiantada, de acordo com nosso cronograma, em pouco tempo o teremos de volta, que é um equipamento extremamente importante e que há alguns anos está aguardando por reforma”, afirmou Ana Celly, em vídeo publicado nas redes sociais do parque.
A Ilha dos Primatas também está em fase final de revitalização. Segundo a gestora, os animais que vivem no local foram realocados temporariamente ou permaneceram em seus recintos de origem, no caso dos grandes carnívoros, para garantir o bem-estar durante as obras. “Tudo está sendo feito com segurança e cuidado para evitar estresse durante as obras”, completou.
Outro ponto que está sendo reformado é o felinário, localizado próximo ao mirante da entrada superior do parque, com 270 metros quadrados. O espaço, que abriga três onças-pardas e uma onça-pintada, receberá novos pilares, vidros e telhado.
As melhorias também contemplam os quiosques utilizados por ambulantes no entorno do zoológico. O mestre de obras Cremilton Nascimento informou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que os pontos de venda estão sendo equipados com novos balcões e revestimento cerâmico nas partes internas e externas.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), responsável pela administração do zoológico, confirmou a previsão de reinauguração para maio, mas ainda não definiu uma data específica.
Fonte: Alô Juca
Publicar comentário