Prefeitura abre inscrições para a o Edital do Cultura Viva e promove ‘Bate-Papo Cultural’ neste sábado (26)
Já está disponível a inscrição para o Edital da Política Nacional de Cultura Viva em Lauro de Freitas. As inscrições começaram nesta quinta-feira (24) e seguem até o dia 10 de novembro. O edital ‘UM PONTO EM CADA PONTO – PRÊMIO CULTURA VIVA’ foi publicado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), e integra as ações de desenvolvimento da Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura na cidade.
O formulário e seus anexos são específicos podem ser acessados pelo link: https://laurodefreitas.ba.gov.br/2022/campanha/6/programa-cultura-viva. Os interessados também podem conferir o edital completo por aqui: https://sai.io.org.br/Handler.ashx?f=diario&query=2980&c=461&m=0. Para tirar dúvidas dos interessados em se inscrever no edital, a SECULT, através do Departamento de Cultura, vai promover neste sábado (26) o ‘Bate-Papo Cultural’, a partir das 14h, no Teatro João Gilberto, na PEC 3000, em Itinga.
Os recursos são oriundos do Governo Federal, repassados ao município de Lauro de Freitas por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O valor total é de R$ 403.173,72 mil, que vai contemplar 20 entidades e/ou coletivos culturais. Cada Ponto de Cultura premiado irá receber o montante de R$ 20.158,68 mil.
A secretária Larissa Contreiras falou sobre o edital e convocou os coletivos e entidades para participarem. “O programa Cultura Viva e sua principal ação, os Pontos de Cultura, são políticas públicas que apresentam novas formas de fazer cultura no Brasil, estabelecendo uma nova relação entre o poder público e a sociedade civil. Buscamos promover ações que gerem o desenvolvimento da Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura, fortalecendo o trabalho de base comunitária realizado ao longo dos anos pelos nossos fazedores de cultura local. Convido todos os coletivos e entidades culturais que se enquadram nos critérios do edital a participarem do processo”, destacou a secretária.
Remerson Araújo, coordenador da SECULT, explicou a importância do edital e ressaltou o fortalecimento da cultura em Lauro de Freitas. “Os Pontos de Cultura permitem o desenvolvimento de ações socioculturais nas comunidades, promovendo a vivência cultural, o aprendizado e a prática. O edital tem por objetivo a premiação de projetos, iniciativas, atividades ou ações de Pontos de Cultura, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva. A premiação é o reconhecimento pela contribuição já realizada por Pontos de Cultura, além de entidades e coletivos informais, que ainda não são certificadas pelo Governo Federal como Pontos de Cultura. Finalizado o processo, a SECULT enviará a relação dos contemplados à Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultural”, pontuou o coordenador.
Fonte: SUPCOM PMLF