mais 60 canetas do medicamento Monjauro são apreendidas no aeroporto de Salvador
Receita Federal apreendeu na noite desta quarta-feira (23) um total de 60 canetas do medicamento Mounjaro, conhecido por seu uso no tratamento da diabetes tipo 2, mas amplamente procurado por seus efeitos colaterais de emagrecimento. A apreensão ocorreu no Aeroporto Internacional de Salvador e o material, avaliado em aproximadamente R$ 300 mil, estava na bagagem de um passageiro francês de 21 anos, proveniente da Irlanda, com conexão em Lisboa, num voo da companhia TAP.
A detecção dos itens ocorreu após análise do perfil do passageiro e inspeção por meio de scanner, que identificou a presença das canetas em uma mochila. A equipe de Vigilância da Receita Federal confirmou o conteúdo durante a abordagem.
De acordo com a Receita, as canetas de Mounjaro — medicamento à base de Tirzepatida — estavam sendo transportadas sem refrigeração, o que compromete sua eficácia e pode representar riscos à saúde. A substância é regulamentada no Brasil apenas para importação por pessoas físicas, mediante apresentação de receita médica. A comercialização e distribuição no país, no entanto, são proibidas.
A apreensão faz parte de uma série de ações de combate ao comércio irregular de medicamentos no país. Desde fevereiro de 2024, a Receita já interceptou mais de 11 mil canetas de Mounjaro em aeroportos brasileiros. Somente em 2025, 5 mil unidades foram retidas até o momento.
Em nota, o órgão reiterou seu compromisso com o enfrentamento ao tráfico e à distribuição ilegal de medicamentos e destacou a importância da articulação entre os diferentes órgãos públicos para garantir a segurança sanitária da população. A ocorrência será encaminhada ao Ministério Público, que dará sequência às investigações criminais.
Fonte: Alô Juca
Publicar comentário