Mulheres lideram alta na busca por seguros de vida, aponta levantamento; saiba o motivo
Um levantamento revelou um aumento de 6 pontos percentuais na procura por seguros de vida por mulheres entre 2018 e 2024. Segundo informações do portal InfoMoney, o crescimento apontado pela Icatu Seguros reflete a busca por assegurar recursos para os familiares, especialmente os filhos, em um cenário de aumento de lares chefiados por mulheres.
Dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que um terço dos domicílios liderados por mulheres — cerca de 10,3 milhões — são formados por mães solo. Já uma pesquisa do Datafolha, realizada em 2023, apontou que 55% das mães brasileiras são solteiras, viúvas ou divorciadas, sem o apoio de um parceiro. No mesmo período, 173.590 crianças foram registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento, conforme a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Além disso, dados do Serasa indicam que 93% dessas mulheres contribuem diretamente para as finanças da família.
A Icatu Seguros também destacou que a maior procura por seguros de vida ocorreu entre mulheres de 25 a 34 anos (+5 pp) e 35 a 44 anos (+8 pp). Nessas faixas etárias, os filhos ainda são pequenos e mais dependentes, justificando o aumento na demanda.
Luciana Bastos, diretora de Seguro de Vida da Icatu Seguros, acredita que a tendência de crescimento deve continuar. “Esse movimento reflete uma maior conscientização sobre a importância da proteção do futuro financeiro da família e, ao mesmo tempo, o desejo de garantir autonomia e segurança em diversas etapas da vida. As mulheres estão se tornando protagonistas de suas decisões financeiras, e a proteção é uma peça fundamental nessa jornada”, afirmou.
Seguro de vida
O seguro de vida oferece proteção financeira não apenas para garantir recursos aos familiares em caso de falecimento, mas também para cobrir despesas relacionadas a doenças ou incapacidades. Com a ampliação dos serviços diante do aumento na expectativa de vida, ele passou a contemplar situações como acidentes ou doenças graves, incluindo câncer, infarto e AVC. Além de indenizações, o seguro pode auxiliar em despesas médicas, tratamentos especializados e outras necessidades durante o processo de recuperação.
Publicar comentário