Prefeita Débora Regis afirma que educação vai cumprir 200 dias letivos pela 1ª vez em 12 anos
A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis, afirmou nesta quarta-feira (19/2) que a educação municipal vai cumprir, pela primeira vez em 12 anos, os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional. A gestora ressaltou que a Rede Pública Municipal de Ensino terá como foco a alfabetização, visto que há crianças de até 9 anos que não sabem ler e escrever.
“A gente conseguiu iniciar as aulas agora dia 17, e vamos cumprir os 200 dias de ano letivo, coisa que não acontece na cidade há 12 anos. Na semana passada a gente não conseguiu (iniciar as aulas), porque muitas escolas não tinham condição de começar as atividades. Se for necessário vamos ampliar a carga horária, mas vamos cumprir os 200 dias letivos. E vamos oferecer uma qualidade de educação melhor em nossa cidade, porque hoje tem crianças com 9 anos de idade que não sabem ler e escrever”, declarou, em entrevista à rádio Sociedade.
Débora enfatizou a decisão de não realizar o Carnaval da cidade para priorizar o funcionamento dos serviços públicos essenciais. A medida foi anunciada na última segunda-feira (17/2). “O município não tem condição financeira, a gente precisa priorizar a saúde, educação, os serviços básicos que de fato a população vem suplicando. Nesse momento não tem condição nenhuma de fazer o Carnaval. A gente precisa priorizar os insumos para as unidades de saúde, e focar no início das aulas. A prioridade são os serviços essenciais”, frisou.
A prefeita disse também que a gestão tem avançado nas operações tapa-buracos para resolver um dos principais problemas da cidade que são as crateras nas vias. “Já começamos nosso programa Buraco Zero. A gente vai rodar também a licitação referente ao recapeamento asfáltico de vários pontos da cidade para a gente economizar. Já estamos fazendo em vários pontos e, graças a Deus, a população tem notado. Daqui pra frente, vamos tirar essa marca que deixaram de ‘Buraco de Freitas’”, afirmou.
Ela ressaltou que, em menos de dois meses de gestão, já conseguiu resolver questões graves, como o atraso no pagamento dos salários dos servidores, e destacou que sua equipe está empenhada em solucionar os diversos problemas deixados pela gestão anterior. Sobre os salários, a prefeita lamentou a postura de alguns agentes políticos.
“Vemos alguns servidores, agentes políticos, vereadores e vereadoras questionando salários atrasados de outubro e novembro. Por que não fizeram essa mesma manifestação antes? Não temos como resolver os problemas de 20 anos de atraso em 40 dias. É isso que venho falando à população. Eu peço que as pessoas tenham paciência, o que não me falta é coragem, vontade, eu estou pegando os problemas e indo para cima para resolver. E vou resolver os problemas de Lauro de Freitas”, disse.
Fonte: Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas
Publicar comentário