RJ: Hemorio promove mobilização para doação de sangue antes de “superferiado”
Hemorio • Divulgação
O Hemorio iniciou uma mobilização para melhorar o estoque de sangue antes do “superferiado” na capital fluminense, entre os dias 15 e 20 de novembro, em datas como a Proclamação da República (15/11), o Dia da Consciência Negra (20/11) e a realização da Cúpula G20 (18 e 19 de novembro).
Segundo o Hemorio, a unidade registra uma redução de 15% nas doações diárias. A queda nos estoques vem acontecendo rotineiramente.
Em agosto, houve uma diminuição de 5% no número de doações, que motivou a campanha “Influ do Bem”, inspirada nas Olimpíadas de Paris. Na ocasião, a iniciativa conseguiu arrecadar 1.732 bolsas de sangue.
“Em períodos de feriados prolongados, como este, normalmente nós temos uma baixa muito grande nas doações de sangue e plaquetas, ao mesmo tempo, que as demandas também podem aumentar. Por isso, estamos nos antecipando e realizando essa mobilização para aumentar a nossa média diária que continua abaixo da meta ideal”, destacou Luiz Amorim, diretor do Hemorio.
De segunda-feira (11) até quinta-feira (14), de 7h às 18h, o Hemocentro Estadual espera receber 300 doações de sangue e, pelo menos, 10 doadores de plaquetas diariamente.
Além do Hemorio, o estado conta com outros 27 hemocentros localizados em diversos municípios e 12 pontos de coleta na capital. Em todo o ano passado, o Hemorio arrecadou 85.360 bolsas de sangue. Neste ano, até o momento, o Instituto recebeu 75 mil doações.
Quem pode doar sangue
É preciso ter entre 16 e 69 anos (ou entre 16 e 60 anos, para quem doa pela primeira vez), pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.
Jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização do pai e da mãe, ou responsáveis legais. Devem portar ainda uma cópia do documento de identidade do responsável e preencher formulário disponível no site do Hemorio.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital também é impeditivo para doações, enquanto houver uso da peça.
Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.
O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.
Créditos: Cleber Rodrigues, da CNN, no Rio de Janeiro