Saiba como será a atuação de militares da Caatinga no combate a facções em Salvador
Bernado Rêgo / BNEWS
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) iniciou, nesta terça-feira (22), a Operação Hórus, com o objetivo de intensificar o policiamento ostensivo em Salvador e reduzir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), como homicídios. A cerimônia de lançamento ocorreu na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo (CAB), e contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, e do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
De acordo com o coronel Paulo Coutinho, a operação envolverá o lançamento de 120 policiais no terreno, distribuídos em 45 guarnições, atuando em três grandes áreas da capital: Atlântico, BTS (Baía de Todos-os-Santos) e Central. O principal objetivo da Operação Hórus é reforçar o policiamento nessas regiões sem prejudicar as tropas do interior do estado. “Nosso papel constitucional é levar tranquilidade a qualquer comunidade, seja na capital ou no interior, garantindo firmeza no policiamento e retirando criminosos que atormentam a população”, destacou o comandante.
A operação mobiliza policiais de várias unidades especializadas, como as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) e Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs), além do apoio de viaturas e aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer). Com ações focadas em áreas críticas e baseadas em dados do setor de inteligência, a expectativa é que a operação ajude a manter a tendência de queda nos índices de crimes violentos em Salvador, como já vem sendo registrado, segundo o comandante-geral.
Créditos: Bnews