“Tieta”: veja como estão os atores 35 anos depois

Betty Faria • Divulgação/Globo/Instagram/betty Faria

Após 35 anos, “Tieta” está de volta às telinhas da TV Globo a partir desta segunda-feira (2). Com assinatura de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzoshn e Ricardo Linhares, o folhetim será exibido no quadro “Vale a Pena Ver De Novo”.

Na trama, adaptada do romance “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado, o público acompanha a história de Tieta (Claudia Ohana na primeira fase), sendo escorraçada de sua cidade natal pelo próprio pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) que não aceita o comportamento liberal da jovem.

Com uma passagem de tempo de 25 anos, a protagonista (Betty Faria na segunda etapa), que agora mora em São Paulo, reaparece em Santana no Agreste, completamente diferente: rica e decidida a se vingar de todos os que a maltrataram no passado.

Além da protagonista, que encabeçou o elenco, a produção conta com outros nomes de peso como Rosane Gofman, Armando Bógus e José Mayer. Veja abaixo como eles estão após 35 anos.

Betty Faria – Tieta

Somando mais de 60 anos de carreira, Betty Faria, 83, fez seu retorno às novelas em 2024, no elenco de “Volta Por Cima”. Na história, escrita por Claudia Souto, a atriz interpreta Belisa.

Quando viveu Tieta, Betty estava com 48 anos. O papel, inclusive, é seu maior destaque nas teledramaturgia brasileira.

Joana Fomm – Perpétua

Em “Tieta”, Joana viveu a irmã beata da protagonista. Hoje, aos 85 anos, ela segue atuando, com participações em obras como “Sob Pressão”, como Irmã Graça. Seu último papel fixo na emissora carioca foi há oito anos, em “Malhação: Pro Dia Nascer Feliz”.

Cássio Gabus Mendes – Ricardo

Sobrinho de Tieta, Ricardo foi interpretado pelo ator Cássio Gabus. O ator, de 63, também está na ativa, com recentes trabalhos em “Elas por Elas”, e “Todas as Flores”.

Lídia Brondi – Leonora

Casada com Cássio Gabus Mendes há mais de 30 anos, Lídia se desvinculou da carreira artística em 1992, se dedicando a área de psicologia. Na época, ela viveu Leonora, enteada de Tieta. Sua última novela foi “Meu Bem, Meu Mal”, em 1990.

Tássia Camargo – Elisa

Ela mora em Portugal desde 2017, está com 61 anos, enfrentou alguns problemas de saúde e, desde então, está afastada da TV. No entanto, vive do teatro local.

Bete Mendes – Dona Aída

A atriz Bete Mendes, 75, está no ar em “Garota do Momento” e interpreta Arlete. No sucesso de “Tieta”, ela deu vida à virtuosa Dona Aída, esposa de Modesto Pires (Armando Bógus).

Renata Castro Barbosa – Letícia

Na trama, Renata, 50, viveu Letícia, filha de Modesto (Armando Bógus) e Aída (Bete Mendes). Hoje, a atriz se destaca no humor e no podcast “POD, Amiga”. Em 2003, fez uma participação especial na novela “Travessia”.

Luciana Braga – Imaculada

O último papel de Luciana Braga, 61, na Globo foi em “Éramos Seis”, exibida em 2006. Recentemente, a atriz estrelou a série teen “De Volta aos 15”, da Netflix. Nas redes sociais, é possível acompanhar a atriz em seus trabalhos no palco.

Claudia Alencar – Laura

Atualmente, Claudia, 74, está no elenco do filme “Rei Lear”. Nos últimos meses, esteve internada para tratar de complicações de uma infecção bacteriana. Em 2017, esteve na novela “Rock Story”.

Flávio Galvão – Comandante Dário

Hoje, aos 77 anos, Flávio Galvão está na TV Record. Sua última novela na Globo foi em 2014, quando atuou em “Império”.

Luiza Tomé – Carol

Carol era a amante “teúda e manteúda” de Modesto Pires (Armando Bógus), em “Tieta”. Hoje, com 63 anos, Luiza Tomé costuma compartilhar parte de sua rotina e carreira cinematográfica nas redes sociais. Em 2019, ela participou da Dança dos Famosos.

Roberto Bonfim – Amintas

Após interpretar Amintas em “Tieta”, Roberto enfrentou problemas de saúde, se submeteu a uma cirurgia bariátrica. Em 2021, esteve em “Nos Tempos do Imperador”. Antes, estrelou sucessos como “Segundo Sol” (2018) e “Império (2014).

Rosane Gofman – Cinira

Depois de viver Cinira em “Tieta”, Rosane, 67, também fez sucesso na história de “A Dona do Pedaço”, em 2019.

José Mayer – Osnar

Aos 75 anos, José Mayer está afastado da TV desde 2017, quando foi acusado de assédio. “Império” foi sua última novela na emissora carioca. Já em Tieta, interpretou Osnar.

Créditos: Caroline Ferreira, da CNN